Hilgert Imóveis

Loteamentos, terrenos e imobiliária. Arroio do Meio/RS
51 3716.1471
Notícias

Morar no interior pode ser mais vantajoso: confira os 5 principais motivos

Em virtude da falta de recursos nas cidades do interior, a segunda metade do século passado marcou a superpovoação das maiores capitais do país por pessoas em busca de desenvolvimento econômico. Já é de conhecimento comum que essa migração das massas para os grandes centros urbanos cessou. Aliás, tudo indica que, na última década, esse movimento tem tomado o sentido contrário. 

Segundo estudo da ONG Rio Como Vamos, 56% dos cariocas gostariam de viver em outra cidade. Uma pesquisa semelhante realizada em São Paulo capital indica que metade dos jovens locais gostariam de deixar a metrópole. Essa dinâmica verificada nas maiores capitais brasileiras vai ao encontro de uma tendência global identificada pelo Instituto Havas Worldwide, um dos maiores grupos de comunicação do mundo. De acordo com estudo publicado em 2016 pela companhia, a troca dos grandes centros por cidades do interior surge como uma nova alternativa de vida. Isso se dá ao passo em que as regiões interioranas desenvolveram-se e passaram a oferecer opções de acesso e consumo semelhantes ou até melhores que as capitais. 

Confira as 5 principais vantagens de morar no interior:

1 – Custo de vida 

A diferença entre Porto Alegre e a maioria das cidades do interior do Rio Grande do Sul é realmente drástica, principalmente em termos de moradia. Segundo o ranking mundial Expatistan, nossa capital é a sétima cidade mais cara para viver no país. Despesas com transporte, alimentação e educação também contribuem para o elevado custo de vida na metrópole.

2 – Segurança 

É inegável que uma cidade do interior passa a sensação de segurança que uma capital não oferece. E essa sensação tem fundamento, visto que Porto Alegre foi avaliada esse ano pelo Atlas da Violência de 2019 como 12ª capital mais violenta do país, com taxa de homicídio mais alta do que a do Rio de Janeiro.

3 – Mobilidade urbana

O transporte é um dos maiores problemas de viver nos grandes centros. Longas distâncias, congestionamentos, transporte público lotado e falta de lugar para estacionar são impasses pouco comuns em cidades do interior.

4 – Gestão de tempo 

Cidades menores oferecem um melhor aproveitamento das horas do dia, principalmente aquelas que envolvem deslocamento e acesso a serviços públicos. 

5 – Qualidade do ar

Pessoas que vivem em regiões interioranas podem desfrutar do ar puro que regiões arborizadas e sem excesso e veículos movidos a combustíveis fósseis oferecem.

Além de todos esse benefícios, quem vive em Arroio do Meio e no Vale do Taquari pode desfrutar de cidades bem-cuidadas, próximas à capital e com fácil acesso a serviços públicos, bens de consumo e lazer. Morar no interior, e especialmente aqui, é sinônimo de viver com bem-estar.

Pensando em mudar-se para cá? Entre em contato, converse com um corretor da Hilgert Imóveis e encontre o terreno perfeito para você construir o seu novo lar.

Hilgert Imóveis
51 3716 1741 / 51 99515 4589 (WhatsApp)
Estamos na Rua Ipê Amarelo, 41, no Loteamento Sol da Manhã, em São Caetano, Arroio do Meio (acesso pelo posto Shell na ERS-130).

« Voltar
Fale com um corretor