Hilgert Imóveis

Loteamentos, terrenos e imobiliária. Arroio do Meio/RS
51 3716.1471
Notícias

Vai construir? Saiba quando escolher um pedreiro autônomo ou uma construtora.

Construir uma casa requer planejamento para que a obra não se transforme em um grande problema. Quanto vai custar, quais serão os acabamentos, quanto tempo deve levar para tudo ficar pronto… Antes de realizar este sonho, fique atento ao tipo de gerenciamento que você vai usar e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Contratar um engenheiro e um pedreiro, e fazer tudo por conta, ou buscar uma construtora e evitar imprevistos?

 

Basicamente, você tem três caminhos para seguir. Nesse post vamos explicar melhor como cada um deles funciona.

 

Responsabilidade total pela obra

Papel e caneta na mão. Você já estipulou quanto gastar e como vai ser sua casa. A primeira opção é contratar um arquiteto ou engenheiro para elaborar o projeto e assessorar a obra. Aqui você assume a contratação dos pedreiros, serventes, eletricista, pintor, encanador e demais pessoas que vão realizar os serviços necessários para a conclusão da obra, além de gerenciar o cronograma. Os profissionais contratados podem trabalhar com carteira assinada ou de forma autônoma. A vantagem é que você tem maior flexibilidade de alteração do projeto, caso queira mudar algo no decorrer do trabalho.

Você também fica responsável pela compra dos materiais para a obra, fornecimento de EPIs para os trabalhadores e demais equipamentos para execução do projeto. Uma desvantagem é que você não tem garantia e precisará arcar com possíveis gastos imprevistos, como reparos em virtude de má execução. Se algum trabalhador sofrer um acidente, a responsabilidade também é sua. De início pode parecer a melhor opção porque você negocia diretamente com cada fornecedor, mas qualquer coisa fora do planejado pode gerar um valor final mais elevado. 

 

Contrato com empreiteira de mão de obra

Outra opção é a contratação de uma empreiteira de mão de obra, além do arquiteto ou engenheiro. Depois de escolher o profissional técnico responsável, você opta por uma empreiteira e ela determina quem vai trabalhar na construção da sua casa. É uma forma de ter garantia na execução da obra, mas você precisa ficar atento se os profissionais são capacitados para cada tarefa. 

Nessa modalidade, porém, continua sendo sua responsabilidade comprar os materiais necessários para a construção e resolver todas as questões burocráticas da obra. Prepare-se para pesquisar bastante antes de comprar, assim você poderá negociar e ter bons produtos a um preço que cabe no seu bolso.

 

Deixe que a construtora resolva

Agora, se você quer construir sem se preocupar com a execução da obra e burocracia, a alternativa é a contratação de uma construtora. A empresa tem um responsável técnico registrado no Conselho Profissional da categoria e você tem garantia total da obra. 

Neste caso, você paga pelos serviços e materiais, mas a própria construtora busca os fornecedores mais adequados ao projeto. A construtora fica responsável pelo cumprimento do contrato dentro do prazo e das especificações, e você pode ficar mais tranquilo, ainda que isso custe um pouco mais. 

 

Qualquer uma das opções de gerenciamento requer planejamento. Depois que você definir qual será o caminho da obra, não esqueça das nossas dicas: 

 – faça um contrato, mesmo optando pela contratação de um pedreiro. Faça um escopo e especifique prazos, valores, formas de pagamento e outros detalhes que considerar necessários;

 – busque profissionais qualificados – engenheiros e arquitetos devem ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU);

 – tenha referências dos profissionais, empreiteira ou construtora envolvidos na obra;

 – faça pesquisas e converse com outras pessoas antes de fechar qualquer negócio. Isso vale para empresas, profissionais, serviços e materiais de construção.

« Voltar
Fale com um corretor