Hilgert Imóveis

Loteamentos, terrenos e imobiliária. Arroio do Meio/RS
51 3716.1471
Notícias

Viver no Vale do Taquari: o melhor dos dois mundos

Quem conhece o Vale do Taquari, sabe: viver aqui é um privilégio. Em termos de desenvolvimento social e econômico, nossa região está muito à frente da média gaúcha e, principalmente, brasileira. As fontes de riqueza que se diversificam entre uma indústria consolidada, uma agropecuária inovadora e um setor de serviços e comércio amplo e variado favorecem a oferta de emprego e a administração pública. Além disso, nossa posição favorável no centro do Estado junto à estratégica malha rodo hidro ferroviária tornam o Vale do Taquari uma região ainda mais propícia para a prosperidade sócio-econômica. 

Tais condições impactam diretamente na qualidade dos serviços públicos como segurança, educação, saúde, saneamento, assistência social e planejamento urbano. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) usa algumas dessas variáveis para avaliar as cidades brasileiras e confirma o progresso do Vale do Taquari. Na última avaliação, realizada em 2018, Lajeado, a cidade polo da região, recebeu o segundo maior índice do estado e o sexto maior do país. Outras duas cidades que se destacam no ranking são Teutônia, que se encontra no 20º lugar a nível estadual, e Arroio do Meio, no 21º.

A força do Vale do Taquari também se traduz em seu Produto Interno Bruto (PIB), que, em 2017, ultrapassou os R$ 12,7 bilhões. Nesse índice, destacam-se Lajeado, Teutônia e Estrela, respectivamente. No entanto, ao observarmos o PIB per capita, que considera a distribuição de renda, os municípios da região que mais se destacam são, em primeiro lugar, Imigrante, em segundo, Muçum, e, em terceiro, Arroio do Meio. 

O desenvolvimento das nossas cidades são se expressam somente através de números. A qualidade de vida que nossa região oferece é nítida através de um simples passeio em nossas parques e ruas que são mais limpas, organizadas, arborizadas e seguras. Nossas cidades  transmitem uma sensação de bem-estar, acolhimento e prosperidade, tanto para seus cidadãos, quanto para quem nos visita. 

Nosso polo regional, Lajeado, além de uma universidade de primeiro mundo, possui uma vasta oferta de emprego e opções de lazer, alimentação e comércio. Quem prefere morar com o charme e tranquilidade de uma cidade pequena, e ainda assim usufruir do centro urbano, tem a alternativa de viver em uma bela cidade como Arroio do Meio, por exemplo, que fica a meros 9km de Lajeado e localizada bem no centro do Vale do Taquari. Esse, por sua vez, também conta com a vantagem de estar a, aproximadamente, 100km da capital do Estado, Porto Alegre.

Quem é daqui ou escolhe nossa região como sua nova casa pode desfrutar de cidades que oferecem o melhor dos dois mundos: o bem-estar, estilo de vida mais saudável e a segurança de uma cidade pequena, sem perder os benefícios de desfrutar, perto de casa, da ampla oferta de alternativas de lazer, alimentação e comércio que um centro urbano oferece.

« Voltar
Fale com um corretor